GERENCIAMENTO E PROJETOS

  • Home
  • GERENCIAMENTO E PROJETOS

GERENCIAMENTO E PROJETOS

Diante de tão significativa relevância o modelo de gestão deve ser aquele que provê, à cultura organizacional, flexibilidade para corresponder às mudanças do meio. Para CONSTRUBRICK ENGINEER o modelo ideal deve ser estruturado tomando por base os seguintes aspectos:

O PROCESSO DE GESTÃO

Como forma de levar a empresa de uma situação atual a uma situação objetivada é necessário que o processo de gestão seja constituído de planejamento estratégico, com o fim de obtenção das diretrizes capazes de garantir a continuidade da empresa - de planejamento operacional - com fim de implementar as diretrizes estratégicas e garantir a eficácia necessária à continuidade, e controle para acompanhamento dos resultados de acordo com os planos.

A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Das áreas e dos gestores deve ter por base o resultado econômico, já que a empresa é uma entidade econômica que troca recursos econômicos com o meio externo. As atividades consomem recursos e geram produtos. Se os produtos não produzirem resultado econômico suficiente para a reposição dos recursos consumidos, a continuidade da empresa estará comprometida. Dessa forma, há a necessidade da utilização de modelos de mensuração que suportem o modelo de decisão de acordo com a lógica econômica.

A AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE

Dos gestores deve ser compatível com a função. Neste sentido, é necessária a clara identificação dos resultados de cada gestor com as decisões que implementa na gestão dos recursos disponibilizados para a execução de suas atividades. A distribuição de custos de níveis hierárquicos superiores, consoante pregam modelos como o Custeio Baseado por Atividades (Activity-Based Costing - ABC), entre outros, é pernicioso para a autoconfiança do gestor com relação às suas capacidades, uma vez que, em tais modelos, os gestores devem pagar por atos que não praticou ou ser responsabilizado por custos que não pode gerir.

A GESTÃO DE PROJETOS

Tem fatores críticos de sucesso e deve ser conduzido por um competente gerente de projetos. A equipe deve ser qualificadamente escolhida, com suas competências e experiências afinadas com a proposta ou problema a ser tratado. O gestor de projetos traz um aporte de liderança à equipe, conduzindo-a com serenidade, com precisão na atribuição de responsabilidades e sua respectiva cobrança de resultados. Para se atingir os objetivos do projeto em todas as suas fases, no prazo determinado, com os custos estimados e no escopo definido, o gestor de projetos lança mão de todas suas características pessoais para exercer na equipe o avanço no desenvolvimento e na obtenção das metas.

GESTÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL

A CONSTRUBRICK ENGINEER, no que diz respeito aos requerimentos para o sistema de gestão em Saúde e Segurança Ocupacional, tem como objetivo principal melhorar o seu desempenho em Segurança e Saúde no Trabalho. Conforme a organização internacional, o padrão adotado para ser integrado em nossos sistemas de gestão existentes relacionados à segurança, saúde e bem-estar dos colaboradores será a ISO 45001 está sendo elaborado pelo Comitê de Projetos ISO PC 283 e tem como objetivo ser publicada em 2017.

Mais de 6300 colaboradores morrem a cada dia devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, que é quase dois milhões a cada ano. A carga de lesões e doenças profissionais é significativo, tanto para empregadores quanto para a economia em geral, resultando em perdas de reformas antecipadas e a ausência do pessoal.

Por este motivo a CONSTRUBRICK ENGINEER acompanha e apoia a elaboração do novo padrão ISO 45001, que ajudará nossa organização a reduzir e combater este problema, fornecendo um quadro para melhorar a segurança dos colaboradores, reduzindo os riscos no local de trabalho e criando melhores condições de trabalho no mundo todo. A ISO 45001 irá substituir a OHSAS 18001: 2007.

A ISO 45001 também é baseada no Anexo SL – a nova estrutura de alto nível ISO (HLS) que traz uma estrutura comum para todos sistemas de gestão. Isto ajudará a manter a consistência, alinha diferentes normas de sistema de gestão, oferece sub-cláusulas correspondentes em relação à estrutura de alto nível e aplica uma linguagem comum a todos as normas.